terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pressuponho Que Ser Feliz Seja uma Questão de Escolha

Estava eu, um dia desses, a discutir com duas pessoas sobre o que é a felicidade. Eu dizia (como sempre disse – e quem me conhece sabe que é verdade) que sempre fui feliz, elas diziam que não, que apenas têm momentos de alegria, mas que são infelizes. Tamanha ofensa aos meus ouvidos, algo que me incomoda a cada vez que lembro, por isso resolvi compartilhar com vcs. Como ousa uma pessoa que tem filhos saudáveis, casa pra morar – e, diga-se de passagem, casa própria -  um emprego que lhe dá total condição de subsistência, uma família unida e sempre presente, dentre outras coisas, dizer que é infeliz? Problemas? Frustrações? Sei lá. Suspeito até que seja a falta de Deus no coração.
Problemas todo mundo tem, frustrações, diria que também, até pelas projeções que são criadas na mente de todo ser humano, cujos resultados, certas vezes, não são atingidos.  Mas não acredito que isso possa tornar uma pessoa infeliz, falo principalmente por mim, que tenho milhões de problemas, algumas poucas frustrações causadas por injustiça de terceiros, mas digo com toda propriedade: SOU MUITO FELIZ. Se assim o fosse, ninguém seria feliz nessa vida, pq esses são infortúnios que ocorrem com qualquer um, sem distinção de classe, cor, idade, sexo, etc. Aprender a ser feliz apesar dos obstáculos talvez seja uma questão de sabedoria, às vezes até difícil de adquirir, mas quando se consegue, não há coisa melhor. Até pq, quem conseguiria viver bem, sendo sempre infeliz? Aff.. Nem me imagino assim.
A meu ver, é tudo uma questão de foco. Se vc só voltar seus olhares e pensamentos àquilo que lhe acontece de ruim, esquecendo do resto, aí sim, tudo parecerá maior e pior do que realmente é. Mas, se do contrário, vc parar pra observar mais quantas oportunidades lhe foram e continuam sendo dadas, quantas coisas boas vc tem em mãos, todas as suas conquistas, tudo aquilo que vc já foi bravamente capaz de enfrentar e superou, bem como o quanto Deus foi bom com vc em muitos, se não todos, os aspectos da sua vida. E por falar em Deus, já parou pra pensar que muitas das coisas que vc queria, mas não conseguiu realizar, não lhe foram dadas por providencia divina, que acabou lhe livrando de certos acontecimentos que vc passaria se a sua vontade tivesse sido feita? Já percebeu que muitas coisas que lhe acontecem, depois de um tempo, se vc parar para pensar direitinho, tudo passa a se encaixar? Tudo que Deus faz é perfeito, basta vc enxergar assim. Ele te dá os caminhos, Ele te abre portas, Ele te faz feliz, e vc muitas vezes nem nota. Tente focar apenas no que acontece de bom e verá quantos milhões de motivos vc tem pra ser feliz, muito mais do que pra não o ser. E digo mais, acho até que tudo é bem mais simples do que se possa descrever. Dar maior importância às coisas simples da vida, um sorriso sincero, um abraço apertado de um amigo, um momento de descontração com as pessoas que vc mais ama, etc., ainda que lhe pareça pouco, tem uma importância tão maior do que certos acontecimentos extraordinários. Sou, e admito, uma admiradora nº 1 das coisas simples e bobas que a vida me dispõe a aproveitar. Deus não dá ponto sem nó. O mau dos seres humanos é que, quanto mais têm, mais querem, e, por isso, acham que sempre têm menos do que merecem.
Eu te proponho encarar os obstáculos de uma forma mais passageira, que apenas lhe sirva de aprendizado, pois lhe deixam mais forte e resistente, mas logo passam, e já era. Comigo é assim, quando algo de ruim me acontece, eu logo penso no amanhã recompensador e isso me conforta de uma maneira sem igual. Observe bem, quando vc tem uma tristeza, logo depois vem uma bonança que o faz tão mais alegre, de modo a te fazer esquecer o que de ruim vc passou ontem e hoje tudo já virou passado. Quando vc menos espera, tudo se resolve, de maneira que o problema aparentava ser tão maior, e depois de passado, ele fica bem pequeno, que vc até se surpreende. Encare a maior de todas as realidades: tudo é passageiro e pra todo problema existe uma solução, seja ela qual for.
Sendo assim, pressuponho que ser feliz seja uma questão de escolha. Tem que escolher valorizar o que é bom, tudo depende da sua decisão. Você só merece ser feliz e garanto que tem mais do que o suficiente pra isso, basta acreditar. 

"Depois da tempestade sempre vem a bonança. Mas e se a tempestade não passar? Aprenda a dançar na chuva!"